Subscribe:

domingo, 5 de fevereiro de 2012

ANIMAIS: proteja-os do frio

Saiba quais as precauções a ter para os manter de boa saúde durante os rigores do Inverno. 


Quando o frio e o mau tempo chegam é para todos... animais incusivé, mesmo os domésticos.
 
Se durante os meses de Inverno não consegue (não pode ou não quer) manter os seus animais de estimação dentro de casa, então tente arranjar-lhes um abrigo onde estejam protegidos do frio. Mas esqueça a casota básica de outros tempos, pois com a invernia destes últimos meses, provavelmente o seu cão ou gato vai precisar de um refúgio bem mais resistente.

Em primeiro lugar, convém que este não esteja directamente assente sobre a terra mas sim num plano mais elevado para evitar a acumulação de humidade e a entrada de lama, geada ou mesmo neve. O abrigo deve também ser de um material isolante, caso contrário terá que ser aquecido. E fique a saber que já existem no mercados alguns equipamentos próprios para este fim. Convém também verificar se o seu animal bebe água diariamente e confirmar se a que deixa na tijela não congelou durante a noite.

Por outro lado, animais a viver no exterior durante o Inverno precisam de calorias extra para se manterem quentes, ou seja, precisam de mais comida. Mal a temperatura desça, comece a alimentá-los de acordo com as respectivas necessidades e nunca os deixe lá fora durante uma tempestade, uma noite de frio intenso ou mesmo uma chuvada mais violenta. Eles podem não resistir. E mesmo quando abrigados dentro de casa devem ter o seu canto próprio - manta, colchão, cesto, caixote, almofada - também assente ums centrímetros acima do chão num local aquecido e sem correntes de ar ou humidade.

Animais vadios
Infelizmente, nem todos os cães e gatos têm um dono que os acarinhe e protega do frio e é muito normal que os animais vadios procurem algum conforto nos carros estacionados, aninhando-se debaixo da carroceria para tentar captar o calor do motor. Por isso, se vive numa zona onde abundam os animais vadios, não se esqueça de espreitar para debaixo do carro antes de sair de manhã ou, pelo menos, de buzinar para os alertar.

Queimaduras do gelo
Neve, gelo ou sal ou químicos para os desfazer devem ser imediatamente removidos das patas dos seus animais, pois podem causar sérias queimaduras e ferir com gravidade. Aplique toalhas mornas e húmidas nas zonas afectadas até a pele perder o tom vermelho sangue ou cinzento e voltar a parecer irrigada. E contacte o seu veterinário o mais rapidamente possível se achar que precisam de um tratamento mais intenso.

Fonte: www.avma.org

E não se esqueça, a melhor de todas as atividades de inverno... é ficar muito aconchegado junto à lareira...


0 comentários:

Enviar um comentário