Promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO - Food and Agriculture Organization) http://www.fao.org/ , este dia é comemorado anualmente no dia 16 de Outubro e tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a importância e benefícios de uma alimentação saudável.
Em 2011, as comemorações do Dia Mundial da Alimentação vão ter como tema principal "Preços da Alimentação - Da Crise à Estabilidade". O Dia Mundial da Alimentação tem como principal objetivo alertar as pessoas para a importância da luta contra fome e pobreza.
As oscilações de preços representam uma grande ameaça para a segurança alimentar nos países em desenvolvimento e os mais atingidos são os pobres. De acordo com o Banco Mundial, em 2010-2011 os custos dos alimentos empurraram cerca de 70 milhões de pessoas para a extrema pobreza.
Mais de 1000 milhões de pessoas em todo mundo são afetadas pelo problema da fome. O Continente mais afetado é a África, mas estima-se que mais de 30 milhões de pessoas, no continente Europeu, são afetadas pela fome.
Uma alimentação equilibrada tem por base a ingestão de alimentos frescos, ricos em vitaminas e minerais.
As pessoas devem manter um equilíbrio na ingestão das porções dos alimentos, de acordo com a roda dos alimentos, e fazer, pelo menos, 5 refeições por dia com vista a conseguir uma alimentação saudável e por conseguinte o bem-estar da saúde física e mental.
É muito importante também beber muita água, entre 1,5 a 3 litros por dia, pois o corpo humano é constituído 70% por água (variando conforme a idade) e a insuficiência de água pode desenvolver doenças tais como: envelhecimento precoce da pele, prisão de ventre, problemas renais, entre outros...
Acompanhe as refeições com água e tenha conhecimento que beber água às refeições não engorda.
A par da alimentação é aconselhável a prática regular de exercício físico e dormir 7 a 8 horas por dia.
Principais Objetivos do Dia Mundial da Alimentação
- Desenvolver medidas para combater a fome e sensibilizar as pessoas para adoção dos mesmos;
- Sensibilizar as pessoas para necessidade da produção agrícola e estimular os apoios nacionais, bilaterais, multilaterais e não-governamentais para este fim;
- Ajudar no desenvolvimento de novas tecnologias em países subdesenvolvidos;
- Sensibilizar todos os países para importância da ajuda nacional e internacional na luta contra a fome, subnutrição e pobreza;
- Estimular participação da população rural, em especial as mulheres e as camadas sociais mais desfavorecidas, nas decisões e atividades que influenciam as suas condições de vida.