Subscribe:

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

"Nem muito simples...nem demasiado complicado"

Nem Muito Simples, Nem Demasiado Complicado... é um espectáculo de Teatro Debate constituído por um prólogo e sete cenas com diferentes problemáticas ao nível dos relacionamentos e sexualidade, realizado ontem no auditório da Biblioteca Municipal de Felgueiras e visto pelos alunos do 9ºano da Escola Básica e Secundária de Idães.


E tu o que farias se estivesses naquelas situações???

Lê abaixo as cenas que foram representadas e diz-nos que atitude tomavas ou de que forma resolverias aqueles problemas... dá-nos as tuas soluções...
Podes ainda sugerir ao teu Diretor de Turma trabalhar esta atividade no espaço de Formação Cívica...


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Cena 1: O primeiro passo
Tema: Iniciar uma relação
Hugo e Luísa já se viram nos corredores da escola… A sua timidez torna difícil a primeira conversa… Para que haja uma relação é preciso que haja um encontro… Mas para haver um encontro é preciso que alguém dê o primeiro passo…

Cena 2: Uma questão de equilíbrio
Tema: Gestão da relação
Numa relação nem sempre é simples encontrar o seu espaço e saber respeitar o espaço do outro. Joana e Luís já namoram mas ele não gosta da maneira de vestir dela e ela é muito ciumenta… Como resolver esta situação? Talvez seja tudo uma questão de equilíbrio.
Cena 3: Como sair desta?
Tema: Como terminar uma relação
Começar uma relação é uma coisa, terminá-la acarreta outros problemas… Sobretudo quando não se quer magoar o outro. Este é o dilema do Diogo em relação à Patrícia… Ela está muito apaixonada, com ele as coisas são um pouco diferentes.

Cena 4: Uma ocasião especial
Tema: início da sexualidade
Pela primeira vez, desde que começaram a namorar, o Miguel e a Marta tem a oportunidade de passarem a noite juntos. O Miguel deseja-o muito, mas a Marta não se sente ainda preparada. O que se irá passar?

Cena 5: A primeira vez  
Tema: dúvidas e questões sobre a relação sexual
João e Rita estão numa festa! E nessa festa existem muitos quartos vagos no andar de cima… Mas e se "ele não gostar do meu corpo?" e se "ela não gostar das minhas carícias?"… Como propor o preservativo? O que fazer com todas estas dúvidas?

Cena 6: A cada um o seu papel  
Tema: Contracepção
A dois partilha-se tudo ou será que numa relação cada um tem o seu papel?
Após o rompimento do preservativo durante uma relação, Paulo e Teresa são postos perante a necessidade de encarar o risco de uma gravidez não desejada e a questão da contracepção de emergência…
 

Cena 7: À beira - mar  
Tema: Infidelidade e doenças sexualmente transmissíveis
João e Carolina já namoram a algum tempo e têm plena confiança um no outro. Já fizeram análises e já sabem que está tudo bem… Decidiram deixar de usar o preservativo e Carolina toma a pílula…
Estão agora a passar férias juntos pela primeira vez, mas Carolina está um pouco estranha…
O que fazer quando não se tem coragem para contar coisas muito importantes às pessoas que mais amamos?

0 comentários:

Enviar um comentário